Português Inglês Holandês

Alex Salim

Quem é Alex Salim - Fotógrafo Documental

Mineiro, de Lavras e radicado na cidade de S√£o Paulo desde 1984, Alex Salim ficou empolgado pela fotografia aos quinze anos, quando ganhou sua primeira c√Ęmera fotogr√°fica.

Graduado em Engenharia de Agrimensura, passou também pela Engenharia Agrícola e Geologia. Salim abandonou esta profissão e passou a dedicar-se exclusivamente à fotografia nos anos 80.

Fascinado pela arte e arquitetura barroca e rococ√≥, passou a fotografar cidades coloniais brasileiras. Salim possui um dos mais importantes arquivos fotogr√°ficos das cidades coloniais mineiras e atualmente dedica-se √°s cidades coloniais brasileiras com registros de monumentos e s√≠tios hist√≥ricos do Sudeste, Nordeste e Sul do pa√≠s. Cada vez mais envolvido neste assunto, passou a pesquisar e a direcionar seu trabalho para uma linha arquitet√īnica e art√≠stica mais objetiva, sempre buscando orienta√ß√£o de professores e pesquisadores especializados.

Alex Salim, ao lado disso, iniciou um projeto para divulgar aspectos da cultura negra pouco conhecidos nos grandes centros do Sudeste, visando preservar a identidade cultural étnica.

Assim, a festa do Congado dos Negros de Nossa Senhora do Ros√°rio e S√£o Benedito √© um tema que ele tamb√©m acompanha e registra h√° mais de quinze anos. Desde sua inf√Ęncia em Campo Belo e em Divin√≥polis, ambas em Minas Gerais, Salim admirava o colorido das fitas, o batido das varas de Vil√£o e das caixas de couro e madeira, principalmente do Mo√ßambique.

Com o aumento de pedidos de ilustra√ß√Ķes por parte de editoras did√°ticas, ele montou um banco de imagens distribu√≠dos em v√°rios temas, com maior enfoque para cidades Brasileiras, com destaque nas Coloniais Mineiras que v√£o desde a arquitetura de centros urbanos e cidades coloniais, registros da cultura popular, de fauna e flora, assim como cenas do cotidiano e da popula√ß√£o brasileira. Esse banco totaliza mais de 40.000 imagens, em slides (cromos). Al√©m de negativos cor e preto e branco, produzidos em formatos 35mm, 6x7 e 4 x 5. Tamb√©m conta com fra√ß√£o significativa de imagens de muitas cidades da Am√©rica do Sul, da Europa, e L√≠bano.

Imagens suas j√° foram expostas em museus e centros culturais do Brasil, Dinamarca, It√°lia e Inglaterra. Al√©m disso tem diversas de publica√ß√Ķes em ve√≠culos nacionais e internacionais, como a Time -USA e a Panorama - Panam√°.

Em 2003 e 2005 registrou o país de seus avós, o Líbano. Lá suas imagens buscaram registrar a arquitetura restaurada e a cultura milenar de origem fenícia, além de paisagens, culinária e obras de arte.

Durante o ano de 2005 fotografou o Barroco e Rococó em várias cidades da Alemanha, Portugal, Itália, França e também Bélgica, Holanda, Suécia, Luxemburgo e Suíça.

Seu trabalho tem sido requisitado por ag√™ncias de propaganda e editoras did√°ticas. Tamb√©m decora√ß√£o, arquitetura e design, cidades, meio ambiente, artes, ind√ļstria, foto a√©rea entre outros.

Atende a v√°rias empresas dos setores p√ļblicos e privados, produzindo imagens nas √°reas institucional e editorial.